Metabolismo Lento e Emagrecimento

Metabolismo Lento e Emagrecimento

Será que é mesmo seu metabolismo que não deixa você emagrecer?

Pessoal, sempre lembrando que se você quer perder peso,   você pode contar com a minha ajuda. Faça  o Método R.H  (Especialista em Resultados)

Aluna Gleice eliminou 15 kg com o Método R.H

Aluna Nidy eliminou 11 kg com o método R.H

O que é Metabolismo

É a quantidade de energia que o nosso corpo gasta para realizar todas as funções que o corpo exerce; como a digestão, respiração, manutenção de tecidos, batimentos cardíacos e funções cerebrais, para que nós estejamos vivos. Isso corresponde à aproximadamente 70% do nosso gasto energético diário.

Existem mais duas formas do nosso organismo gastar energia.

A Segunda forma vem da termogênese do alimento. Isso mesmo, quando você come, todo o processo desde a mastigação até a digestão final do alimento estamos gastando energia, o gasto com a digestão representa mais ou menos 10% do gasto diário.

A Terceira forma: Vem através do exercício. Ele queima em média de 20 a 30% do seu gasto energético, porém, depende do organismo de cada um.

 

Metabolismo lento x rápido

O metabolismo varia de pessoa para pessoa, algumas apresentam o metabolismo rápido, outras têm um metabolismo mais lento. Pessoas com o metabolismo lento demoram muito para digerir o alimento, e isso causa um atraso no corpo para receber os nutrientes que ele precisa. Mesmo quando você está descansando, seu corpo precisa de energia para as funções vitais como a respiração, circulação sanguínea, digestão, dentre outras.

Independentemente se o seu metabolismo é rápido ou lento, comer mais do que o gasto energético total diário vai causar ganho de peso e comer menos vai fazer você perder peso. Porém, quando se tem um metabolismo lento, as suas taxas metabólicas são inferiores à média. E isso pode afetar o seu ganho e perda de peso além desse simples raciocínio.  

metabolismo lento X emagrecimento

Causas de metabolismo lento

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos, principalmente os usados para tratar depressão, podem ser uma das causas do metabolismo lento. A taxa metabólica pode ser afetada por outros medicamentos, como medicamentos para diabéticos, esteroides, anti-tireoide e para terapias hormonais.

Certas drogas podem retardar seu metabolismo. O uso a longo prazo de esteroides anti-inflamatórios, incluindo prednisona, pode aumentar o apetite e levar ao consumo excessivo de calorias. Eles também estão associados à resistência à insulina, maior glicemia e armazenamento de gordura.

Alguns estudos têm mostrado a relação entre antidepressivos e o ganho de peso devido a uma diminuição da taxa metabólica basal do corpo e um aumento no apetite.    

Idade

Conforme envelhecemos, nosso metabolismo naturalmente diminui. Após os 30 anos, nossa taxa metabólica basal diminui cerca de 1 a 2% por ano. Esta é uma das razões pelas quais a maioria das pessoas ganha peso à medida que envelhecem. A massa muscular diminui, enquanto a massa de gordura aumenta, reduzindo a taxa de queima de calorias.    

Gênero

Em geral, homens tendem a ter um percentual de gordura corporal menor e maior massa muscular do que as mulheres da mesma idade. E esta é a razão pela qual eles queimam mais calorias. Um dos motivos está relacionado com a produção de testosterona, que é 90% maior nos homens do que nas mulheres. E é justamente um hormônio sexual que ajuda a aumentar a massa muscular e diminuir a massa gorda.   

Dieta e atividade física: como interferem no metabolismo?

 

A alimentação errada afeta no metabolismo lento

Pessoas  que comem mais alimentos ricos em açúcares refinados e/ou gorduras saturadas, ou ainda aqueles que estão em uma dieta calórica muito restritiva, tendem a ter um metabolismo mais lento.

Quando se trata de uma dieta restrita, você não está ingerindo calorias o bastante para manter sua taxa metabólica basal. Assim, o metabolismo fica mais lento para conservar a energia e seu corpo naturalmente responde armazenando a gordura para uso futuro.

Deste modo, dietas muito restritivas tendem a causar perda de massa muscular Além da perda de água ao invés de perda gordura, ou seja, essas situações tendem a retardar o metabolismo. Sem falar na deficiência de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais em uma dieta não balanceada, que também acaba afetando o metabolismo.  

Falta de atividade física deixa o metabolismo lento

A falta de exercício físico pode causar ganho de gordura e retardar o nosso metabolismo.

Ao praticar exercícios, nossa frequência cardíaca aumenta e bombeia sangue através dos nossos músculos que estão queimando calorias, e o metabolismo fica mais rápido. Portanto, o exercício regular e treinamento de intervalo de alta intensidade podem acelerar o seu podem acelerar o seu metabolismo a médio e longo prazo.

Como reverter o metabolismo lento

Salvo em casos específicos, no qual o metabolismo apresenta por algum problema de saúde.

Onde algumas medidas simples podem ajudar a restabelecer o ritmo e facilitar a perda de peso. É aconselhável:

Alimentar-se regularmente

É comum acreditar que ficar longos períodos sem comer para compensar um eventual deslize na dieta pode ajudar a balancear as calorias consumidas.

O problema é que isso não é eficaz: o organismo entende como uma privação e não um estímulo, e pode reduzir ainda mais o gasto basal para preservar seu funcionamento.

Por isso, é desaconselhado ficar longos períodos de jejum ou seguir regimes radicais.

Monte um cardápio equilibrado

Sempre tenha no prato, de maneira balanceada, carboidratos, proteínas e gorduras.

As proteínas demandam maior energia para serem digeridas e as gorduras (boas) auxiliam na quebra das próprias gorduras armazenadas no organismo.

Essa combinação também ajuda a retardar a liberação da glicose vinda dos carboidratos, tornando-os menos impactantes na dieta.

Consuma fibras

Outro ponto importante é sempre incluir fibras no cardápio.

Por exigirem um esforço maior para serem digeridas, as fibras ajudam a retardar a liberação de glicose no organismo e prolongam a sensação de saciedade.

Aposte nos termogênicos

E claro, eles não poderiam ficar de fora: substâncias como o chá verde, a casca de laranja amarga, a cafeína, a pimenta, o gengibre e o chá de hibisco.

Por exemplo, são famosos pela capacidade em estimular a termogênese.

E dessa forma, aumentar a taxa metabólica. Alvo de muitos estudos, eles podem complementar a dieta e otimizar o gasto energético.

×