Creatina pode aumentar os níveis de testosterona?
Será que a creatina pode realmente aumentar seus níveis de testosterona ?
Ter um suplemento que aumenta o desempenho nos exercícios e os níveis de testosterona seria o Santo Graal dos suplementos (legais), entretanto será que a alegação de aumentar a testosterona é sustentada pelas evidências?
Pessoal, sempre lembrando que se você quer ganhar massa e definição , você pode contar com a minha ajuda. Faça o Método R.H (Especialista em Resultados)
O que dizem as pesquisas?
Há três ensaios clínicos randomizados são citados para apoiar a noção de que a creatina pode aumentar os níveis de testosterona.
O primeiro randomizou 20 jovens jogadores de rúgbi em dois grupos.
O grupo que usou creatina, tomou uma dose de ataque (25 g / dia) por uma semana, depois uma dose de manutenção (5 g / dia) por duas semanas.
Os níveis de testosterona dos participantes realmente não mudaram, nem no grupo do placebo nem no grupo da creatina.
Ao final do estudo, no entanto, o grupo da creatina viu um aumento significativo de 0,12 ng / mL (12 ng / dL) na diidrotestosterona ( DHT) – um andrógeno altamente ativo convertido da testosterona e conhecido por desempenhar queda de cabelo .
Até o momento, este foi o único RCT a testar os efeitos da creatina no DHT
A segunda e o terceira pesquisas randomizaram 20 homens jovens saudáveis e ativos em dois grupos.
Depois de tomar 20 g / dia por 1 semana, o grupo de creatina em cada estudo viu um aumento significativo na testosterona, enquanto o grupo de placebo não viu nenhuma mudança.
O primeiro estudo viu um aumento de 0,57 ng / mL (57 ng / dL), e o segundo um aumento de 1,5 ng / mL (150 ng / dL).
Conclusão desses estudos
Em todos os três estudos, os aumentos hormonais foram estatisticamente significativos, contudo pequenos, deixando os participantes dentro dos limites normais.
Nos três estudos observaram pequenos aumentos hormonais – um no DHT e os outros dois na testosterona. Esses estudos são os três comumente citados para apoiar a posição de que a creatina pode aumentar a testosterona.
O que outros estudos dizem sobre a relação creatina e aumento de testosterona ?
Dez outros ensaios clínicos randomizados com um total de 218 participantes buscaram uma conexão creatina-testosterona.
Eles duraram de 6 dias a 10 semanas e usaram doses diárias de creatina variando de 3 a 25g (exceto um estudo que usou 4 doses pré-treino durante 10 semanas ).
Todos eles relataram que a creatina não teve efeito sobre os níveis de testosterona. Nove dos dez estudos usaram monohidrato de creatina; o restante deu malato de creatina (0,07 g por quilograma de peso corporal por dia) a 19 jovens corredores do sexo masculino durante 6 semanas.
Exceto duas pesquisas apresentadas neste artigo, foram em homens jovens saudáveis e ativos (um foi em homens jovens não treinados, outro em homens mais velhos treinados ).
Não existem estudos em homens com níveis anormalmente baixos de testosterona. Não há estudos em mulheres também.
Dados os resultados amplamente negativos dos estudos com homens, podemos hipotetizar que a suplementação de creatina não afeta os níveis de testosterona feminina.
Mas será que a creatina pode realmente aumentar seus níveis de testosterona?
Além da quantidade de estudos, deve-se levar em consideração suas respectivas durações.
Os estudos que viram um aumento na testosterona ou DHT duraram entre 1 e 3 semanas, enquanto aqueles que não viram nenhum aumento duraram até 12 semanas.
Os estudos mais longos nem sempre são mais confiáveis do que os curtos, mas tendem a ter um significado pragmático maior.
Para citar um exemplo, um determinado aumento na testosterona pode ter um efeito significativo na massa muscular ao longo de meses, mas não ao longo de dias.
Três estudos sugeriram um efeito potencial de aumento de testosterona ou DHT da creatina, mas dez outros não mostraram nenhum efeito. Não existem estudos em homens com níveis anormalmente baixos de testosterona.
Não há estudos em mulheres também, mas podemos supor a partir dos resultados amplamente negativos dos estudos em homens que a creatina não afeta os níveis de testosterona feminina .
Conclusão
A suplementação de creatina melhora o desempenho nos exercícios, mas a maioria dos estudos mostra que ela não tem efeito sobre os níveis de testosterona. Entretanto o uso da creatina pode aumentar a força nos treinos e aumentar sua massa muscular e de forma indireta aumentar sua testosterona.