Perda de Peso ou Emagrecimento

Perda de Peso ou Emagrecimento

Os dois termos frequentemente são  confundidos, têm significados diferentes e se relacionam a processos distintos. Saiba o que caracteriza cada um deles.

Emagrecer e perder peso não é a mesma coisa. É possível perder quilos e mesmo assim ter engordado! Mas como isso é possível? 

Emagrecer significa diminuir a porcentagem de gordura corporal, já a perda de quilos pode acontecer por diversos motivos. Por isso, se focar na balança  não é o melhor indicador do emagrecimento e pode até atrapalhar

 

Pessoal, sempre lembrando que se você quer Emagrecimento ,   você pode contar com a minha ajuda. Faça  o Método R.H  (Especialista em Resultados)

Aluno Dione  eliminou 30 kg com o Método R.H

Aluna Nidy eliminou 11 kg com o método R.H

Emagrecimento e perder peso

“A primeira coisa que a gente precisa definir é que emagrecer é perder gordura.

Se você tem 10 quilos de gordura no corpo e perdeu por exemplo 1 quilo dessa quantidade, você emagreceu, mesmo que seu peso tenha subido na balança”.

Durante o emagrecimento pode ocorrer o ganho de peso de maneira saudável, por meio do aumento de massa magra.

Por outro lado, há casos de perda peso, como acontece com quem se submete a dietas restritivas, sem que o percentual de gordura seja alterado ou até tenha aumentado. 

Às vezes as duas coisas acontecem ao mesmo tempo, outras vezes não.

Circunferência Abdominal é melhor que a balança para aferir o emagrecimento

Se focar apenas nos resultados da balança para aferir o emagrecimento pode desencadear frustrações e não refletir os ganhos da prática de exercícios. 

Outros critérios, como a medida da circunferência abdominal, avaliam o emagrecimento de maneira mais garantida. “A perda da circunferência abdominal é certeza de diminuição de gordura”

Relação ganho de massa e emagrecimento

Quando reeducamos nossa alimentação e aliamos isso à prática de exercícios físicos principalmente Musculação , ingerimos menos e gastamos mais calorias (energia) fazendo com que haja uma redução na  gordura corporal (energia armazenada).

No entanto, ao mesmo tempo, há um aumento na nossa massa muscular, pois estamos desenvolvendo os músculos com exercícios.

Com isso, você pode até não ter perdido peso, mas emagreceu, ou seja, perdeu gordura e ganhou massa magra (músculos). Isso significa que sua composição corporal está mudando, o que é muito bom!

Os músculos são tecidos metabolicamente ativos, ou seja, eles demandam energia a todo o momento, até mesmo quando estamos dormindo.

São eles que mais gastam calorias no nosso corpo, afinal não é à toa que são considerados nossos “queimadores de gordura“. Sendo assim, não queremos perder massa muscular, mas sim ganhar ou manter. Pois quanto mais músculos temos, maior a facilidade de perder gordura.

Vale destacar que o tecido muscular é mais denso e compacto do que a gordura, sendo assim, 1 Kg de  gordura ocupa mais espaço no nosso corpo do que  a mesma quantidade de músculo. Por isso, mesmo mantendo o peso, o formato do nosso corpo se modifica e, consequentemente, nossas medidas corporais diminuem (circunferência da cintura e do braço, por exemplo.).

Agora que você já conhece a diferença entre emagrecer e perder peso, não coloque suas expectativas somente na balança. Não foque seu sucesso somente com base no seu ganho ou perda de peso, mas na sua composição corporal.